Reestruturando conceitos… – PARTE 5: Digitalização do seu negócio
Reestruturando conceitos e potencializando resultados no “novo normal” de um Futuro próximo – PARTE 5
Apresentamos o último post, relacionados ao mercado do varejo da moda no Brasil.
Um compilado dos assuntos debatidos na LIVE realizada pelo Sebrae-MS, com a especialista convidada Heloisa Homine, Sócia Diretora da Retail2Engage.
Boa leitura!
Parte 5
Digitalização do seu negócio: Como atuar no Instagram, WhatsApp Business, TikTok, etc
A digitalização das marcas durante as quarentenas apontam crescimentos vertiginosos para a revenda de produtos, dobrou para a Chilli Beans, passando de 4% para 8%, 124% para a Riachuelo, e 267% para Xaomi, mas são indícios de alterações no comportamento do consumidor, contudo, há que se olhar com cuidado tais números, visto que, em média 95% das vendas concretizadas no varejo ocorrem nos ambientes físicos.
A experiência que o consumidor vivencia está sendo repaginada. Um dos exemplos são as salas virtuais de atendimento criadas pela empresa Gucci, que, por meio de atendimento à distância, em um showroom criado para tal propósito, vendedores ‘reais’ interagem com os clientes, apresentando benefícios dos produtos e concretizam as vendas just-in-time.
E segundo a Associação e-commerce Brasil, foram criadas de 107.000 lojas online nesse período de isolamento social e o comercio eletrônico mundial cresceu cerca de 81%, isso demonstra a importância desse novo ambiente integrado.
O que espera ser o “novo normal”
A Globo SP veiculou na quarta-feira uma reportagem sobre a reabertura das lojas em São Paulo. Boa parte dos entrevistados afirmou: ‘não comprei porque não havia lojas abertas… Comprar não precisa, mas sempre é bom!
O novo normal indica a ‘normalização’ do Omnichannel, com a seguinte linha de raciocínio: não perder a essência da marca quando migrar para o mundo online. (citação da rede de hipermercados Nordestão)
Como o uso intensivo do celular no período de isolamento deverá impactar o consumo no varejo físico. No artigo – Como o uso intensivo do celular no período de isolamento deverá impactar o consumo no varejo físico – há a constatação de que os clientes serão:
Mais imediatistas
Mais demandantes de diversidade
Mais informados
Mais questionadores
Operação e-commerce: veja as dicas de grandes players do setor em meio à crise
1 – O momento fez com que muitas pessoas comprassem pela online pela primeira vez. E nos mercados onde a epidemia começou antes, os dados mostram que esse consumidor adere a esse novo canal como um hábito de compras. Além disso, o crescimento de vendas online nas categorias não tradicionais como hortifruti e congelados, passaram a ser categorias de destaque nas vendas online;
2 – O Coronavírus adiantou o processo de evolução do varejo digital no Brasil o que resultou em um crescimento de clientes digitais 60+ bastante expressivo mostrando uma oportunidade ainda não aproveitada de sortimento e ferramentas para apoiar esse público. Além disso, não há lojas online especializadas nesse público;
3 – A experiência e suporte de atendimento que você entrega para o cliente que está comprando online pela primeira vez irá determinar a permanência dele nesse canal pós-Covid;
4 – É importante entender o e-commerce como um canal que carece de toda atenção que uma loja física. Antes de decidir vender online, é importante conhecer as vantagens e desvantagens do modelo “Loja própria” e do modelo “Marketplace”;
5 – Um dos desafios de ter uma estrutura de vendas online para empresas que já tem estruturas físicas é transmitir os pontos fortes da marca. É relevante entender que a embalagem e a experiência de encantamento da entrega são diferencias importantes para e-commerce;
6 – O varejo online serve de apoio fundamental às redes de lojas físicas. Como exemplo nessa páscoa, as entregas das compras feitas online foram feitas pelos franqueados das redes de chocolate.
A equipe da Retail2Engage tem se estruturado para orientar empresários e desenvolver projetos para melhorar a performance empresarial da sua organização. Conheça nossas soluções e entre em contato conosco!
Até a próxima e bons negócios!
Autoria: Heloisa Omine , Osmar Dalquano Jr. e Otavio Lima
Sócia Direta – Retail2Engage